Muitas empresas são confrontadas diariamente com as suas aparentes limitações quanto à sua dimensão que parecem dificultar a sua capacidade de negociação comercial ou financeira. Quantas vezes surge a sensação de que se se tivesse uma maior dimensão haveria capacidade de impor outras condições. Negociar um melhor preço com um fornecedor, um rappel melhor, taxas de juros com bancos ou prazos de recebimento e/ou pagamento mais favoráveis, são exemplos de tarefas que podem ser mais árduas quando não há dimensão.

Obviamente, tudo isto faz parte da equação mas sem dúvida que também poderá haver vantagens em ter menor dimensão, porque o eventual imobilismo e dificuldade de reacção de estruturas maiores dá-lhes também a perda de eficácia.

Estamos a generalizar e há excepções quer pela positiva quer pela negativa. Mas ter uma dimensão pode trazer:

  • Maior flexibilidade – por exemplo, na adaptação de propostas, no cumprimento de exigências de um cliente;
  • Maior rapidez – no cumprimento de prazos, na resposta a clientes. Em algumas grandes organizações chega a ser confrangedor o tempo que se perde com emails e “contra” emails , em discussões estéreis, em projectos que se perdem no “pipeline” de diferentes áreas da empresa;
  • Maior personalização – com um atendimento e atenção que as grandes organizações têm dificuldade em prestar;
  • Melhor adaptação – quando há mudanças de mercado ou outros factores que obriguem a alterações estratégicas.

Esta capacidade de adaptação depende também da empresa poder contar com parceiros que lhe permitam poder dedicar-se mais ao seu core de negócio, deixando a esse parceiro algumas tarefas que podem ser asseguradas em outsourcing.

Por último, e a propósito deste tema, recomendamos a leitura do livro “David e Golias” de Malcolm Gladwell (com o subtítulo em inglês que o define bem, “ Underdogs, Misfits and the Art of Battling Giants”), com exemplos não só da vida empresarial mas pessoal sobre a forma de encarar aparentes desvantagens e limitações, que nos levam a pensar que aquilo que à partida pensamos que pode ser uma desvantagem para um individuo ou para uma empresa pode torná-los mais fortes e com maior capacidade para encarar e vencer desafios doutra forma.